sábado, 29 de janeiro de 2011

Literatuta?

   Venho agora com uma resenha feita por uma amiga minha, Rinah, publicada originalmente no blog Novo Gênese (blog do Luke). É um texto bem interessante, e trata justamente da tendência literária em 2011. Agora chega de mim né... Fiquem com a sempre adorável Rinah! -Olhaaaa! Ela ganhou um título o/

Tendêcias 2011

Olá,

Hoje eu queria aproveitar o clima de quase ano-novo e minha
estréia aqui para fazer um post sobre as tendências para 2011. Ou melhor a tendência no mundo literário. Se você viveu neste planeta durante este ano, ouviu falar com certeza sobre vampiros, certo? Provavelmente sobre alguns que brilham. Se você é alguém de sorte, você só ouviu falar... Se não você leu, viu filmes, viu séries até dizer chega.
Na verdade eu adoro vampiros. Até (e agora vou me preparar para as pedras de todos os lados) gosto de crepúsculo. Li os livros e vi os filmes (apesar de gostar do Jacob e não do Edward). Acho a StephenieMeyer uma escritora excelente, apesar de considerar que sua obra de arte é “A Hospedeira”. Mas vamos falar sério, uma coisa é ver vampiros interpretados Tom Cruise em “Entrevista com Vampiro”, outra coisa é passar um ano inteiro vendo todos os tipos de vampiro em livros, séries, fazendo todo o tipo de coisas, INCLUSIVE BRILHANDO NO SOL! E TENDO FILHINHOS! Isso para não falar em vampiros super poderosos que adoram a deusa Nyx, estudam magia numa escolinha e vêem suas marcas crescerem (sim eu já tive o desprazer de ler “Marcada” e “Traída” da série “House of Night”!).
Beleza, chega né? A maioria das pessoas quer um tempo (mesmo que eu ainda vá ver "Amanhecer" quando sair). Para mim o melhor filme no fim das contas foi “Os vampiros que se mordam” (GE-NI-AL), porque explicou esse ano maluco.
O que viria depois de vampiros? Lobisomens? Talvez, disseram que 2010 seria o ano dos lobisomens, por causa do Jacob (o/) e por conta de um filme chamado (olha que criativo) “Lobisomem”, mas saímos de 2009 e entramos em 2010 com presas sugadoras de sangue. Então algum espertinho resolveu que zumbis seria a nova onda! E achou que o melhor jeito era pegar um clássico bem lindo e enfiar zumbis lá! E aí está “Orgulho e Preconceitos E ZUMBIS”, de Seth Grahame-Smith (deixando aqui claro que não li o livro e muitos disseram que ele até é interessante).
Sério. Zumbis, nesse livro. Mas não acaba aí. Lembra do filme que foi feito? Pois é. Será REFEITO, com adivinha? Zumbis. Só que zumbins não vão emplacar, não emplacaram em 2010 e não vão em 2011 e sabe porque? Porque nenhuma menininha beijaria um zumbi (mesmo problema com lobisomens, pelos demais, apesar que EU não teria problemas com o Jacob).
Então o que virá em 2011? Anjos. Yehp. Anjos, e daqueles que caíram. Todos os últimos lançamentos de livros que estão escalando a lista de mais vendidos (e que já galgaram lugar no EUA) trazem anjos. Só para começar, temos Fallen (Lauren Kate), que está por ai desde o meio do ano. Halo (Alexandra Adornetto), Beijada por um anjo (de Elizabeth Chandler), Sussuro (novíssimo de Becca Fitzpatrick), Cidade dos Ossos (de Cassandra Clare, que é indicado pela Stephenie Meyer da maneira mais divertida que já vi). E como se não bastasse, até a Anne Rice está escrevendo sobre Anjos (que começa em “O Tempo dos Anjos”). Sim você leu corretamente, a rainha dos vampiros está escrevendo uma trilogia sobre anjos.
O que mais posso dizer? Talvez que André Vianco (autor brasileiro de suspense) saiu anos-luz na frente com seu “Senhor da Chuva”, que é ótimo, e resulta nos melhores personagens que já vi envolvendo anjos (e, ironicamente, vampiros, afinal estamos falando de uma época que vampiros eram cool). Ainda temos um brasileiro, Eduardo Spohr, escrevendo: “A batalha do Apocalipse – Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo”.
Eles são sexys, alguns são maus, outros você não sabe bem o que são e na maior parte das histórias caíram do céu só por amor e desejo. Dá para entender por que vão fazer sucesso? Vou dizer que devorei “Fallen” e “Sussurro” e estou gostando do que estou vendo. Vocês poderão ver mais no meu blog pessoal sobre esses dois especificamente.



Para saber mais (ou comprar) indico:

-http://cedryann.blogspot.com/ (meu blog, com resenhas sobre Fallen e Sussurro)
-Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br
-Submarino: http://www.submarino.com.br/
Ambos estão com preços ótimos, especialmente para os lançamentos.


Karina Matheus dos Santos - Rinah

Nenhum comentário:

Postar um comentário