domingo, 30 de janeiro de 2011

RPG com noobs? Como faz?

  Vamos admitir que se tem uma coisa que normalmente as pessoas não suportam, é jogar RPG com iniciantes. Eu sei muito bem, porque já fui um iniciante, e mesmo que eu não fosse tão noob quanto alguns, as pessoas tinham um certo receio de jogar comigo. Tipo... "Putz, que saco... Vou ter que jogar com um noob". É claro que nunca falaram isso para mim, mas dava pra sentir que pensavam assim.
  Sei também que as pessoas não gostam de jogar com iniciantes, porque eu não gosto muito... Da primeira vez que eu joguei, nem reparei  nisso, mas depois de um tempo eu comecei a ficar incomodado. É muito ruim quando você quer fazer uma coisa legal e não da certo por causa desse tipo de jogador. Não iniciantes em geral, mas sim noobs.
  Eu realmente não sei o que se passa na cabeça deles... Eu já fui iniciante, mas nunca tão noob. Eles devem achar que RPG é jogo eletrônico ou coisa do tipo, porque da pra ver que o que eles fazem é - comojá dizia o Mestre Luke - "matar, pilhar, destruir". Mas não nessa ordem, especificamente; há variações.
  Se tem uma coisa essencial em um RPG, é a interpretação. Creio eu que qualquer pessoa que joga sabe disso. Incrívelmente, é a primeira coisa que os noobs ignoram.
  Mas o que fazer com relação a isso? Eu acho que há duas coisas a serem feitas:
1- Puxar o cara num canto e dizer a real. Falar que ele ta acabando com o jogo (não com essas palavras) e que tem que maneirar um pouco na brutalidade e começar a prestar mais antenção na interpretação. Nem que seja um pouco...
2- Em um momento específico, que você ache conveniente (não no meio de uma batalha), começar uma conversa, para conhecer os outros personagens. Na verdade você vai fazer isso para que os outros jogadores conheçam seus personagens e quem sabe fazê-los estabelecer uma personalidade para cada um; o que também é muito importante.
  É isso aí! Não adianta tentar combater tamanha brutalidade sendo ainda mais escroto que o escroto. Isso é o que eu tenho para dizer, e por aqui vou me despedindo. Cuidado para não se tornar um noob, porque isso não acontece só com iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário