segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mangá ou anime?

  Algo que as pessoas costumam reclamar bastante é da diferença entre o mangá e o anime de um mesmo título (obra original e adaptação, não necessáriamente nessa ordem). É normal compararem a adaptação e a obra original, apontando as diferenças e  os erros, que muitas vezes não são erros.
  O que acontece é que tem gente que leva isso muito a serio, e fica chingando o mangá/anime porque não é totalmente fiel a obra original. É certo de que há vezes que eles exageram nas diferenças e até mudam bastante a história. Mas tem gente que já se irrita com qualquer diferença entre um e outro. Também é certo que algumas adaptações ficam um lixo, mesmo que não comparadas a obra original.
  O problema é que muitas vezes as pessoas saem por aí xingando muito no tuíti sem ter motivo. Tem  vezes que há sim, uma grande diferença entre a obra original e a adaptação, mas nem por isso, essa ultima deixa de ser boa.
  Eu não cheguei a ver o Fullmetal Alchemist antigo, mas já vi muita gente reclamando por causa do final, que não tem nada a ver com o original, do mangá. Conheço muita gente que odeia o anime por isso. Mas também conheço gente que afirma que mesmo que o final não seja fiel a obra original, continua sendo muito bom e tem um exelente roteiro.
  Outro mangá que as pessoas costumam criticar bastante é Vagabond, baseado nos  livros "Musashi" 1 e 2, de Eiji Yoshikawa. Devo dizer que li a obra original - que é exepcinal e extremamente recomendada - e mesmo assim, depois que li o mangá, ele se tornou um dos meus favoritos. O mangá e o livro são quase que totalmente diferentes.
  Agora, uma coisa engraçada, são as pessoas que acham um título horrível, simplesmente porque leram a estória original (ou muitas vezes a adaptação) antes. Acontece muito com Evangelion, e com Eureka Seven, porque na verdade o mangá é uma adaptação do anime.
  Muitas vezes não é bom julgar uma obra tendo outra como referência. Isso é coisa que "otakinhos e otakinhas" preguiçosos que não tem opnião própria e muito menos senso crítico fazem.

3 comentários:

  1. Dou um [2] nisso aí.
    O pessoal é muito radical com essa coisa de mudança. Mas o negócio é que nem toda mudança vem pro mal, e é bom ver dois caminhos, duas maneiras. E muitas vezes elas se complementam, e isso que é bom \õ/

    ResponderExcluir
  2. Hai haai, é tipo Code Geass, que anime e mangá são totalmente diferentes (pelo menos o começo). Mas vai que sendo diferentes cada um fique muito bom do seu jeito :D

    ResponderExcluir
  3. Gosto quando as obras são bem diferentes, assim elas não ficam presas podem ser vistas de outras perspectivas.

    \o

    ResponderExcluir